quinta-feira, 2 de abril de 2009

Risque o MAS da sua vida!

Na minha empreitada de emagrecimento enveredei-me por MUITOS caminhos...
Fui ao mundo das atividades físicas, explorando cada modalidade descobrindo pontos fortes e fracos, grupos musculares mais trabalhados, quesitos para a prática e a que tribo cada um atingia. Subi ao mundo da nutrição chegando a conversar tete-a-tete com uma nutricionista sobre as minhas necessidades nutricionais baseadas no meu biotipo, estilo de vida e histórico - e convencê-la a mudar a minha dieta já o que ela me passava, já que não iria atender aos meus objetivos. Alcei meu voo para um plano mais alto ainda passando pela neurolinguistica, poder da sugestão e do subconsciente, análise e programação mental... e foi aí que descobri que o meu problema é (como é para a maioria) psicológico.

POR QUE eu estou gorda? Taí uma pergunta que eu não consegui responder até hoje. As que conseguem responder, normalmente conseguem emagrecer e se manter magras. COM CERTEZA o problema que desencadeou o processo de engorda não existe mais e a "programação" pode ser desfeita. As que não conseguem responder ficam, como diriam, correndo atrás do próprio rabo, tendo sucesso em algumas empreitadas e falhando em outras. - se trata do MEU caso. - Afinal a ordem do cérebro É permanecer gorda! Você ganhou esse peso por alguma razão. Qdo vc entendê-la, vai conseguir fazer o caminho de volta...


Então, o que adianta traçar mil planos se o subconsciente não ajuda, pelo contrário, ATRAPALHA? "Vou acordar cedo todos os dias para ir para a academia/caminhar/nadar/ sei lá o quê!", "A partir de amanhã eu mudo! Nada de chocolate, nada de refrigerante, nem Frituras!!!" Perfeito. No dia seguinte vc perde a hora, descobre que a visita mensal deu o ar da sua graça. Chega no trabalho atrasada, teu chefe surta e ter passa O sabão, na reunião vc não consegue se sair bem e as tarefas que vc tinha para aquele dia atrasam - nessa hora vc esquece do planejamento do dia anterior e ataca chocolate, coca-cola E batata frita. - Chega em casa a noite, a casa está de pernas para o ar - LITERALMENTE - Filhos gritando, marido/companheiro estressado, cachorro/gato/papagaio fazendo a algazarra. Na cozinha o fogão está quase pegando fogo, algo azedou na geladeira que vc não consegue identificar, e derramam suco de uva na sua toalha favorita... Botou ordem na casa depois do maior stress, MAS aí vc está tão pregada que pensa "ah, não..." e deixa a academia/caminhar/ou sei lá o que vc tinha planejado para o dia seguinte. Afinal, vc teve um dia difícil, certo? ERRADO. Ter um dia difícil não é desculpa para se deixar de lado. No entanto, normalmente nos deixamos.
O que houve de errado nesse dia? Simples! o modo de pensar errado! que puxa os eventos encadeados um a um. Como nós nos portamos diante deles? Com atitudes sabotadoras.

As outras atitudes sabotadoras eu vou explanar mais para frente. Vamos começar com um nível mais básico e depois subir... Não é o o subsconsciente que atrapalha. NÓS QUE PENSAMOS ERRADO! O seu cérebro só trata de EXECUTAR o que pensamos! Não vou muito longe, sobre as teorias d'O SEGREDO que atraímos o que desejamos e blá blá blá; MAS vou admitir que para um plano de emagrecimento, FAZ SENTIDO! Eu vejo em muitos blogs por aí: "... e pus tudo a perder...", "... vou tomar fôlego e correr atrás do prejuizo..." PERA AÍ!!! tem DOIS ERROS aí! Só porque vc cedeu a UM CHOCOLATINHO no fim da tarde vc pôs tudo que vc fez durante o dia a perder? Se vc malhou de manhã? E a BELA salada que vc comeu no almoço? e Se vc malhou no almoço? Não. vc não pos tudo a perder, a RA não foi por água a baixo. Se dê uma bela bronca pelo momento de fraqueza e retome a RA no momento seguinte! Vc VAI PASSAR por deslizes, não tenha dúvida. Afinal, como são ANOS que vc está gorda, são anos comendo de forma errada e são anos PENSANDO de forma errada. Isso, definitivamente não se muda do dia para a noite ou da noite para o dia. Além do vício de comida, temos os vícios de linguagem. O TUDO A PERDER, o CORRER ATRÀS DO PREJUÍZO e, acima de tudo, o MAS são os piores inimigos que alguém que busca uma mudança na vida pode ter.
Acho que eu estou me delongando demais. Vamos direto ao ponto...
  • CORRER ATRÁS DO PREJUÍZO - Que DOIDEIRA! não se corre atrás do prejuízo! SE CORRE DELE!!! Afinal de contas o prejuízo está correndo na sua direção! Daí só se une - com o perdão do trocadilho - a fome com a vontade de comer! É o mesmo que falar que fulano corre risco de vida...
  • TUDO A PERDER - Taí uma frase que merece um post só dela!!!! Além de um verbo colocado errôneamente... MAS eu já me adianto: TUDO, NADA, MUITO, BASTANTE, POUCO... são generalizações! Qdo se trata de metas e objetivos concretos temos que banir essas palavras do nosso discurso.
E óbvio, o centro do meu post - o MAS. O que é o MAS? O MAS é uma preposição ou uma conjunção; uma palavra invariável que liga dois elementos da oração, subordinando o segundo ao primeiro OU o primeiro ao segundo. CLASSIFICAÇÃO? Preposição ou conjunção de NEGAÇÃO. Pronto! Disse tudo (rsrsrs - sim... literalmente tudo).
Viva a lingua portuguesa! principalmente as linguagem figurada! O problema é que qdo se trata de metas concretas, o cérebro não entende linguagem figurada. Aí entra os vícios de linguagem que nos levam a atitudes sabotadoras.
"Queria ser magra MAS eu adoro chocolate!" - O que eu quis dizer para o meu cérebro com essa frase? Que eu adoro chocolate! PONTO! qdo eu boto um MAS no meio de uma frase eu NEGO TUDO QUE VEIO ANTES e só registro o que veio depois do MAS.
Vamos pensar desse jeito: para mandar um vício para as cucuias, nada de MAS (rsrsrsrs...)
Vou te dizer... qdo eu ouvi isso pela primeira vez eu ri muito... depois comecei a prestar atenção ao discursos das pessoas. Pessoas diretas, sem rodeios, que usam verbos assetivos normalmente conseguem chegar onde almejam. Pessoas que possuem vícios de linguagem (infelizmente eu me enquadro no segundo grupo) - falam como pensam - costumam rodar, sem conseguir a chegar em lugar nem um...

Vamos então começar a campanha e usar o MAS somente qdo ele é realmente necessário. Ou seja quando eu quero realmente negar a afirmação que vem antes dele. Em todos os sentidos!
De resto, trate de BANIR esse vício de linguagem...

NOTA PESSOAL - As desculpas para os deslizes começaram a ficar mais escassas qdo eu comecei a prestar atenção no meu discurso, e consequentemente tirar o MAS dele. Gente! eu falava MAS demais!

Obrigada para as blogueiras que passam por aqui...
Gente... encerro por aqui... depois eu falo mais do que eu aprendi na minha empreitada no campo que deu mais resultado: o Psicológico.

P.s. Não sou psicóloga. só leio demais, fiz um monte de workshop na área!!! RSRSRSRS Sou analista de sistemas... pode?

P.s1. Tem 17
MAS nesse texto... vc consegui identificar todos?

P.s2. Pecado do dia... enquento eu escrevia esse post, acabei com 1/2 pacote de M&M's mas eu vou nadar hoje... SEM Dúvida!


13 comentários:

Anônimo disse...

AI AMIGA, TU TEM TODA RAZÃO!!!!!!
O IMPORTANTE É Q SE DEU CONTA DISSO E TEM Q MUDAR ISSO ENTÃO...
BJO

Juliene disse...

Oi, Maya!
Vi que você já passou lá na minha casinha algumas vezes e ainda não tive tempo de responder seus comentários bacanas. Isso porque eu vivo prometendo para mim mesma que voltarei em breve a ter tempo de me dedicar ao blog, mas as coisas se complicam a cada dia... muito trabalho!
Vou passar para ler com mais calma, achei seu blog muito bacana.
Beijos.
Juliene
http://emagrecendo-com-felicidade.blogspot.com/

Fernanda disse...

Adorei o texto. É fato: antes de mudarmos nosso corpo, temos que mudar nossa cabeça.

Você me fez refletir...

beijo!

Gilda disse...

Ah mas eu adoro receber visita e principalmente quando estas acrescentam como vc.
Menina,sabe que hoje acordei meio desanimada com a tal dieta,mas fiz o que vc falou,coloquei no papel o meu objetivo com ela e me animei de novo.rsrsr
Não vou desanimar,vou seguir seus conselhos e tirar o Mas da minha vida,adorei o seu texto,achei muito reflexivo e mexeu comigo.
Chega de desculpas.rsrs

Beijos e volte mais vezes no meu cantinho...vou te linkar pra poder voltar também mais vezes aqui.rsrs

Sibele disse...

Olá, Maya!Td bem? Vc está certissima, pois é estou lendo o Pense Magro e com certeza te digo que ele mudou minha vida e minha relação com a comida. Posso te dizer que hj sou outra pessoa, claro que ainda tenho muito que mudar, melhorar e tal, mas a compulsão que eu tinh pela comida diminuiu muito, me sinto praticamente curada.
Um lindo fim de semana!
Obrigada pela visita!
Beijoss

Midi disse...

Oi Maya oabrigada pela visita!
Sabe, toda vez que a gente pensar no MAIS temos que lemnbrar de algumas frases tipo"
Queria vestir essa calça linda, mas..estou gorda.
queria colocar biquini de lacinho, mas...estou gorda.Ai a gente volta pro foco rapidinho heheh!
bjos e bom fim de semana

Leilinha.... disse...

Oi prazer em conhece-la.
Tb sou analista de sistemas.
Tb passsei por todos estes peralços.
Tb estou na luta.
Sim ja emagreci quase 9 kilos, mas é uma luta diaria e nao é f acil,
Nao esmureça, seja forte e persitente.
Conte comigo
bjs

Aneli Sena disse...

Amiga show de post....estou imprimindo viu? bjos

Valeria disse...

Oi Maya!
Seu template tá quase pronto. Daqui um pouco deixo um recadinho com a url de teste.
Bjs.
Val

Anônimo disse...

É isso aí, vamos fazer o certo e esquecer os "mas" rsss

beijos

Val disse...

Oi Maya!
Terminei a template.Claro q tem q personalizar com o seu perfil. Ai vai o link de teste, se vc gostar , mando a lay pro seu e-mail.
Bjs!
Val

http://testedemaya.blogspot.com/

Aninha disse...

Oláaa!! estou visitando teu blog e adorei! Acabei de criar o meu e estou visitando alguns blog tbm! Vamos conseguir!
bjs

Anônimo disse...

Oie!!!

Parabéns pelo blog! cheio de matérias legais!!! Continue assim que isso aqui vai bombar!!

beijos!