segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dia 14 - Auto Imagem

Oi pessoas!!!
Gente... nem eu mesma estou acreditando na minha disciplina com o diário!!!
Acho que agora vai com tudo!!!

Tá... admito que ainda não estou fazendo a contagem de calorias... Bom... Meio trabalho é melhor que nada... e o mais difícil que é anotar diariamente (tipo assim... Difícil PRA MIM) eu já estou fazendo. Tou aqui na contagem regressiva... Faltam apenas 4 dias pra minha sonhadas férias, e 7 para a minha viagem... agora que tá chegando tou com um FRIO na barriga! 'ceis não tem noção....

Vai o meu post semanal...

Auto-Imagem*
Esse é um tópico que sempre está na blogesfera light, um tema mais que obrigatório no Meta Real, um paradigma que deve que ser quebrado qdo se emagrece. Prega-se que se vc não consegue mudar a sua auto-imagem, não consegue se manter magra.
Vamos ao motivo de eu abordar esse tópico.

Outro dia estava dando uma limpa geral na minha caixa de e-mails mais antigos e vi uma certa discussão entre membros numa certa lista de email¹. Lilian² havia chegado (depois de muita luta) ao peso ideal. Mas ela tinha feito APENAS dieta. Uma dieta bem radical mas conseguiu. Ela nos veio com a reclamação de que ainda se sentia gorda - inclusive o marido que era profissional de Ed. Física falava que ela estava "meio mole". Isso estava acabando com a autoestima dela e desabafou conosco, pois achou que a compreederíamos, o fato de ainda se sentir gorda depois de tanto esforço. Ela, óbviamente, foi QUASE linchada na lista. COMO ASSIM? Como ela se atreve a dizer ainda estava gorda se a balança mostrava o peso ideal? A conclusão foi simples: Ela havia feito apenas dieta. Claro! Ficou flácida! Os membros o menos exaltados "sugeriram" que ela entrasse numa academia para definir o corpo. Afinal ela havia, depois de meses/anos de luta, chegado ao peso ideal. Só faltava um pouco de definição. Nada mais. Os mais exaltados (porque sempre tem esse tipo de gente nas listas de discussão por email???) a mandavam pra um psicólogo dar um jeito na cabeça. Pois ela não estava gorda p* nem uma e o que ela estava fazendo era uma tremenda s@canagem com quem REALMENTE precisava perder peso. O desfecho não preciso mencionar aqui. Ela saiu da lista - tremendamente ofendida com a abordagem que tiveram para com ela.

Mas o que é exatamente auto imagem? A Auto-imagem é a parte descritiva do conhecimento que o indivíduo tem de si próprio. Ou seja é a descrição que a pessoa faz de si mesma. Esse conhecimento tem também uma parte valorativa, que é a autoestima.³

Ok... Mas isso aí em cima quer dizer O QUE? É uma maneira bonita de dizer o que você acha de si mesma!! Claro, para escrever esse post fui atrás de algumas coisitas na net (principalmente para basear a minha argumentação, né???) e vi que auto-imagem está intimamente ligada com a autoestima. Se a sua autoestima tá em alta, sua auto-imagem é uma, se está em baixa, é outra. (dãããã... claro, né??) Muita gente peca nesse ponto. Já vi pessoas que acham que simplesmente eliminar peso vai "resolver" todos os problemas. Não é bem por aí. Ao fazer uma EA ou RA4 entra-se num longo processo de auto-análise: para se evitar que engorde de novo, para se aceitar no novo corpo, parar de ter uma "visão distorcida" de si mesmo. Não é só emagrecer. Mudar o que vê refletido no espelho significa mudar a cabeça, como todas nós sabemos, dá pano pra manga.

Não vou fazer uma abordagem muito longa, senão ninguém lê o post. No entanto, numa "abordagem mais acadêmica" (eu sempre quis falar isso =D ) o ser rumano, em especial o brasileiro, tem uma auto-imagem bem negativa. Isso dá abertura para o assédio moral que todos nós conhecemos bem e que pode ocasionar desde um leve incômodo a distúrbios mentais graves. (leia-se de anorexia e compulsão.)

Como resolver esse problema? Por increça que parível, só você sabe. Você sabe quais comentários te deixam pra baixo, o que te deixa abatida, o que deprime e o que te levou a ficar tão grande. Engraçado eu dizer isso, né? Você está encarando o seu problema, com a chave na mão, mas não sabe o que fazer! Você pode resolver sozinha assim como pode procurar um especialista(a minha humilde sugestão é que se vc está a muito tempo correndo atrás do próprio rabo, deve procurar ajuda.) Não vou deixar "receitas prontas" aqui. Isso não existe - para cada caso é um caso.
Como eu sempre digo, quem está vendo o tamanho do dragão é vc. Pra vc pode ser do tamanho de um elefante, pra mim pode parecer uma lagartixa, pra sua melhor amiga pode parecer o Tiamat5. Só vc vai saber o tamanho da arma e que estratégia vai usar contra esse ser.

Referências




* Gente: NÃO SOU psicóloga, os posts daqui são baseados interamente na minha vivência e observação!
¹ Me reservo o direito de não mencionar qual lista isto aconteceu - tenho certeza que quem fazia parte dela na época vai lembrar do ocorrido (ou não =D)
² Nomes alterados para proteger os envolvidos (claro, né gente!!!)
³ Retirado da wikipédia.
4 EA - Educação alimentar... e RA - Reeducação alimentar.
5

11 comentários:

Batalhadora disse...

Oi,Maya!Td bem?Pòis é os exercícios de auto-imagemsão muito importantes para nos enxergarmos de uma nova maneira eu acho ue estou indo bem nesses quesito,até pq ao longo do emagrecimento melhorei e muito minha auto-estima!
Uma linda semana!
Cuide-se!
Beijosss

Rachel disse...

Oi Maya, amei seu post! Muito bem elaborado!!! Me fez pensar em vááááárias coisas!!! Parabéns mesmo! Eu estou seriamente determinada a mudar a minha! bjão e ótima semana!

Patricia Daltro disse...

Concordo 100% com você! A auto-imagem é fundamental, se ela não estiver bem resolvida, não adianta dieta, ginástica, nada! Qualquer coisa é motivo para ser derrubada!
Parabéns

disse...

Oiii!!
Sou a Fê, das tabelas do Desafiando as Estações....resolvi vir aqui pra conhecer o blog e te seguir!!
Aproveito pra deixar o endereço do meu blog se vc quiser conhecer!! http://www.holometabolia.blogspot.com/
Parabéns pela determinação!!! Vamo q vamo q o verão ta aí batendo na nossa porta já hein???
Beijos!!
Fê =)

Dani Páscoa disse...

Eu não tbm não consigo anotar tudo. Parabéns!!

Candy disse...

Eita,

férias é muito bom!!!

pena que passa rápido!

Bjooo

Andréa Amaral disse...

Ótima postagem, baseada em pesquisa ganha maior credibilidade, mas creio que todas as mulheres passam por isso, seja, gordas ou magras, feias ou bonitas. Eu me acho o Ò do borogodó! Vivo inventando moda no cabelo. Não tem uma semana que eu não faça algo.: corte, tintura, hidratação, you name it! Claro, que tento fingir que é pq gosto de me cuidar, mas no fundo sei que tento mudar de "máscara", pois me acho e me sinto horrível. Meu namorido me ama, me paparica, diz que o fato d'eu ser gordinha é o ma´ximo pra ele que goste deste biotipo, e quamto mais ele me elogia, mais enjoada dele eu fico, pois não consigo acreditar que alguém possa se interessar fisicamente por mim. Se eu fosse homem, jamais ficaria com uma mulher como eu. Só Freud!...Mas como ele está morto, só Pitanguy na causa... e infelizmente eu não tenho dinheiro para isso. Beijos e boas férias.

Midi disse...

Oi Maya
anotar é bom, mas tão chato..eu tô tentando tbém!
E sobre auto-imgem, acho memso que tem muito a ver com auto estima mesmo, eu por exemplo, qdo acordo com aquele hunorzão, sempre me acho mais bonitinha sei lá..vai entender!
bjokasse bom findi!

Pri - de Lacinho disse...

Oi Maya,
estou participando o Desafio da Primavera, e vim aqui te conhecer!
Muito legal o post, eu penso bastante sobre isso, acho que autoestima é tudo! E como vc falou, cada uma sabe os comentários que mais deixam a gente mal, pra baixo... Temos que trabalhar o corpo mas sem esquecer da mente :D
Pelo jeito saiu de férias hoje, então ÓTIMAS FÉRIAS pra vc, aproveita bastante!
bjosss

Batalhadora disse...

Oi,Flor!Td bem?
Passando pra desejar-lhe um ótimo domingo e uma excelente semana!!
Beijosss

Nika disse...

Grande passo! Bom texto! Saudades de vc!