sexta-feira, 8 de maio de 2009

Poder das palavras - Primeira parte

OIE Pessoas!!! Passando aqui (finalmente) para um post decente... GENTE! preciso de mais 6 horas no meu dia! No MINIMO! Rsrsrs!

Bom... NUNCA parti do principio que faço coisas demais. Sempre acho que é falta de organização. Pra falar a verdade... 90% das vezes que falamos "não tenho tempo para mais nada" é porque vc está com seu tempo mal administrado. Faz milhões de coisas ao mesmo tempo e assume coisas que não devia EEEEEEEE no fim do dia vc não fez NADA!
Bom... pode divergir de sua opnião. tudo bem... Vamos então ao motivo deste post!

Quando eu era criança, passava um programa na Globo domingo de manhã. Não lembro mais do nome do tal programa... Era uma sessão de desenhos, que culminava nos desenhos da Disney. Engraçado que coisas que você ouve só fazem sentido mais tarde e aquilo se transforma em um dos seus princípios de vida... Numa dessas manhãs estavam reprisando (pela enésima vez) o primeiro encontro do coelho tambor e o veadinho bambi. Logo o Tambor solta uma "verdade" sobre o Bambi e a Mamy do Tambor, que estava junto, corrigiu o pequeno filhote... Uma das poucas lembranças que eu tenho nitidamente:
M: "Tambor, o que eu sempre lhe digo?"
T:"Er... Se não tiver nada de bom para falar... er... Não diga nada!"

Esse é um dos meus mantras. Talvez seja por isso que quando eu falo, já passou dos limites a MUITO tempo.

Em uma das minhas incursões ao psicológico foi-me falado o poder das palavras. E aí eu comecei a prestar atenção (real atenção) no que me é dito. Gente... fiquei surpresa com o discurso negativo que é bombardeado nos meus ouvidos! Minha mãe sempre bateu o record de coisas negativas (aff) e o trabalho, depois pai depois irmão e depois eu mesma.

Coisa negativas do tipo:"Você não é tão bonita assim!" ou "Você se parece tanto com a sua mãe!" (minha mãe sempre pesou acima dos 110 kgs distribuidos em 1,57 de altura. Agora mudou com a Cirurgia bariátrica) ou "Você é tão descontrolada!" ou "Você não é tão inteligente qto vc acha!"....

Não vou discorrer. A gente ouve MUITO e eu acho que é mais do que suficiente. O Engraçado que raramente vc lembra dos elogios. Desaprendemos a ouvir elogios. Aparentemente a máxima citada acima foi esquecida! Vc não recebe um elogio qdo chega na hora a um compromisso. É xingada qdo chega atrasada. Ninguém presta atenção qdo vc come uma refeição balanceada. É criticada qdo pega um segundo pedaço de pizza. Vc nunca é elogiada se consegue chegar ao fim do mes sem dívidas ou se não usou o cartão de crédito... Lembrou da ultima discussão que vc teve com a cara-metade por ter estourado o cartão de crédito???

Porque crianças devem ser constantemente elogiadas por fazer o certo? Porque, durante a tenra idade, antes da própria aprovação, ela precisa da aprovação externa! Esquecemos disso, tratamos elas como adultas e vem a enxurrada de discursos negativos e nem um positivo. Porque qdo fazemos o positivo, a não ser que seja algo surreal, "não fizemos mais do que a nossa obrigação!".

Que isso gente! As Palavras tem poder SIM! Palavras tem o poder de se transformar em realidade, em ações e em verdades. Você JAMAIS (NUNCAJAMAISEMPOSSIBILIDADEALGUMA) deve se questionar ou se xingar. Nem deixar passar pela sua cabeça. E SIM! devemos nos elogiar constantemente! Vc ouve que suas pernas são feias. ok... Aí vc passa uns bons anos tentando "remediar" esse defeito... GENTE! Você não é só pernas! Mas aquilo fica na sua cabeça martelando, não importando se vc tem um belo par de seios, uma barriga de dar inveja ou tem pouca celulite... vc é só pernas...
Credo... Eu qdo eu leio/ouço um discurso mais para negativo eu consigo ver o que quer verdadeiramente ser dito... Esses dias eu ouvi uma pessoa falando "que a humanidade" é movida pela dor, pelo incomodo. Eu abaixei a cabeça (discretamente, rezo eu) e comecei a rir. Desculpe... mas a humanidade não é movida pela dor. Algumas pessoas o são. Digo isso porque ouvimos tantas histórias sobre "superação" que a pessoa estava no fundo do buraco e conseguiu sair sozinha... é porque as histórias de pessoas movidas pelo prazer (e eu SOU UMA DELAS) não são dignas de serem passadas para frente! Questione vc mesma... O que te dá um gás a mais para correr atrás de uma meta? é uma lembrança dolorida? é uma situação incomoda? Então vc é uma pessoa movida pela dor.
Você está estável no emprego, está apaixonada e tudo vai de vento em popa... Então suas metas parecem brincadeira de criança, vc as consegue atingir fácilmente... Então vc é movida pelo prazer. Bem vinda a maioria da população!!!! Porque são POUQUÍSSIMAS PESSOAS que eu tenho notícia são movidas pela dor.
Se vc é como eu, movida pelo prazer e não sabe porque cargas d'água a balança não se move é porque não está sendo elogiada o suficiente. Qdo eu digo "não está sendo elogiada o suficiente" é não esperar de elogios externos! O MARAVILHOSA dito de manhã cedo na frente do espelho, um sorriso e um "bom dia" antes de escovar os dentes, Aquele gesto da galera MONA de lamber o dedo e botar em algum lugar do corpo com o "TSSSSSSSSS" isso tudo é elogio que vc pode fazer consigo mesma para levar uma meta para frente! ou um simples "SIM, Eu consigo!" mental e de repente vc não sabe de onde tirar forças para fazer o ultimo abdominal.
Então, Divas! vamos prestar mais atenção no que dizemos, no que ouvimos e tratar de filtrar isso antes que chegue no nosso subconsiente! Se vc fala que não sabe porque não emagrece, Dê uma biscuitada no que está a sua volta! E se ouvir algo negativo - e se conseguir identificar na hora - anule e ponha um discurso positivo no lugar mais que depressa! Tenho certeza que o caminho do emagrecimento vai se tornar mais "natural" desta forma...

BEIJOCAS a todas e vamos as visitinhas!!!!!!

12 comentários:

Anônimo disse...

Oi Maya!
Q tudo este post, as vezes me culpo por isso sabe, por ser movida por prazer, a gente se acostuma às obrigações, o bonito parece q ´sofrer as pessoas valorizam isso! O pesar o esgotamento, o sacrifício. Se vc é movida por prazer é tida como fútil...Ai amiga este post dá muita história ainda. Mas uma coisa é certa mesmo, a gente tem q aprender a se ouvir a se querer bem a se gostar, e se agradar, porq as pessoas realmente falam demais e falam o q não devem e a gente se deixa levar. precisamos fechar os ouvidos pro q não presta!!!
Bjocas e obrigada pelo convite a reflexão

Luciana Kotaka disse...

Oi Maya,fico feliz que esteja me acompanhando, me sinto motivada cada vez mais.
Adorei seu post, o que pensamos determina frequêcia ,seja positiva ou negativa.
Então, temos que pensar bem saudável.
Beijocas

Gilda disse...

Eu sou daquelas que evito até em falar de coisas negativas,acredito no poder das palavras e nas energias positivas.
Sou movida pelo prazer,tenho meus baixos como todo mundo mas procuro sempre me reerguer e ver o lado bom da coisa.rsrs
Também concordo com a mãe do Tambor:

"Se não temos nada bom pra falar,é melhor ficarmos calado".rsrs


Beijos e um ótimo final de semana!!!

Renata Alzuguir disse...

Chamou, aqui estou rsss.
Amiga não se preocupe...pode ser problema do meu windows vista...mais não tenho certeza, então é melhor prevenir do que remediar.

Beijão

Micha Descontrolada disse...

q lay divino..amei!!!

to precisando de animo...aff

Um ótimo fim de semana para você!!!!

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

Sibele disse...

Oi,Maya!Nossa, falou e disse.Sabe eu preciso controlar mais essa minha boca,aff as vezes parece que eu tenho 2 bocas e um ouvido só.E isso já fez vários estragos a mim as mnihas amizades e tudo mais.Realmetne as palavras tem muito pode, as pessoas te dizem uma coisa e tu passa a vida toda acreditando naquilo e esquece de ver o resto.Estamos sendo o tempo todo bombardeados de coisas ruins, na tv,no rádio, jornal por isso é difícil ver o lado bom das coisas,mas temos que vê-lo sim.
Um ótimo fim de semana!
Beijos

Iara disse...

Maya ! Voce tem razão, há pessoas que não fazem idéia do quanto as palavras tem poder. Creio também que muitas são movidas pelo prazer. Sou movida por ele, por me ver no espelho e gostar do reflexo, do prazer de por uma roupa e cair bem sem deixar dobras sobrando, enfim tudo se resume a abstrair o que é negativo e absorver somente o positivo.
Assim chegaremos ao sucesso.
Beijos e felicidades

Blog Dri Viaro disse...

com certeza tem muito poder mesmo
bjs otima semana

Pri Machado disse...

Olha até no desenho uma frase corretíssima. Tem pessoas que infelizmente não sabem do que falam, ou até sabem e não se importam rss.

bjão pra ti

Unknown disse...

oi pessoa,
é muito importante ter um filtro de conteúdo instalado entre o nosso mecanismo de escuta e o nosso mecanismo de absorção interna.
Existem um grande número de pessoas com uma energia baixíssima, para mim são os vampiros sociais (as vezes são vampiros sem nem saber que o são) e internalizar coisas ditas por estas pessoas é como implantar microbombas, que, quando detonadas causam grande estrago interior, melhor dizendo desarmonizam tudo de bacana que estamos construindo em nós.
Esse filtro de conteúdo que falo é um dispositivo de análise que questiona: quem é essa pessoa que está falando mal de mim? me dando dicas ruins? que tipo de vida leva pra ter tempo de prestar atenção na minha vida? nessa linha...
Existem pessoas que nos criticam e que dizem coisas para o nosso bem, isso é fato, essas pessoas sim, devemos dar ouvidos, deixar a semente do bem aflorar...
as vampiras não, fiquemos longe delas, fastem-nos delas, quando vierem com suas tragédias pessoais, ou seus conselhos detonadores... revidemos com um sorriso gigante e um Bom dia sincero e bem de bem com a vida...esse é o foco, para mim,a cho, penso, ajo...Bju

Val disse...

Oi Maya!
Eu já tinha lido antes seu post, mas não tinha comentado. Sabe, minha mãe sempre quis me dar "força" jogando minha auto estima lá pra baixo. EU fiz diferente com meus filhos e fico feliz de ver que a atitude deles diante da vida é bem diferente da minha.
E como as palavras tem poder digo que vc vai conseguir tudo o q vc quer dessa vida.
Bjs!
Val

Carolissima disse...

Amigaaaa... que post é esse??
Simplesmente amei!!!!
Deveria ter lido antes de me xingar mto pela jaca q eu cometi! rsrs
Mas a gente aprende, né? Seeemmmpreeee!!!!
Beijão e ótima semana pra vc