terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Motivação

Olá pessoas! Bora um post pra botar a cacholinha pra pensar?


Recentemente li uma reportagem da galileu. "O que te motiva?" (Ed. 239, Junho de 2011 - trecho aberto aqui) Ela foi mais uma dessas que a gente acha que vai achar o "milagre".  Nada ali foi escrito além do que eu ja sabia - os tipos de motivação, que o modelo de motivação do século passado prêmio/punição não funciona mais e blé, blé, blé... (vale a leitura de qq forma...)

O que me fez pensar: O que me motiva pra emagrecer? Pois pensando em pormenores para emagrecer precisamos fazer AF e consumir menos calorias...
Vamos repassar a logística pra isso?

Tenho que encontrar pelo menos 2 horas/dia pra um ciclo de AF completo — considerando deslocamento, a atividade em si; isso se eu fizer só 1 hora; e a rotina necessária pós-atividade (banho, troca de roupa...). Além de manter uma certa assiduidade/frequencia para ter algum resultado. Tenho que encontrar pelo menos 3 ou 4 minutos pós cada refeição/lanche pra manter um diário alimentar — caso eu decida pelo sistema de contagem OU tempo pra planejar e preparar um cardápio caso eu decida pelo planejamento alimentar. O Planejamento demanda mais tempo no ciclo de preparação. A contagem exige tempo pós refeições, sem falar que no fim do dia terei que bater os resultados para ver se estourei ou não o meu limite diário. Isso dá... umas 4 ou 5 horas/semana? (Independente do plano alimentar que eu escolher).

Canseira só de ler, né? sendo que pra quebrar dieta é daqui pra ali como foi comentado na super do mês passado que eu mencionei no post passado pois está intimamente ligado com a questão de motivação do porque resistir a algo agora por algo melhor mais pra frente.

Imagem retirada daqui
Quem vai ganhar? Tam tam dãm!!!
Vivemos numa época onde o imediatismo impera - quero emagrecer pra ontem, mas também não quero abrir mão da comemoração/confraternização/deliciosa refeição de agora. Nesse ponto, pra que lado correr?

A sensação de ser dividida em 2 e começar uma batalha na sua cabeça(mesmo que ela dure nanosegundos, ela ocorre.) O que vai ter dar mais prazer? um corpo magro daqui a algum muito tempo ou aquela tentação sendo engolida e digerida em minutos segundos?  O que está mais fresco na sua mente? Um elogio de qto vc emagreceu//critica por ter engordado ou a lembrança do sabor/sensação que a tentação na sua frente dá?


A partir daí o trabalho psicológico é importante pois são nessas batalhas que se faz a diferença. Se você não faz essa "preparação" normalmente o time do AGORA ganha. Não vamos tratar somente de visualização. Trabalhar também com emoção e sensação são importantes pra fortalecer o lado desejado. É aquela velha história dos lobos. Lobo bom, Lobo Mau... quem é o mais forte? aquele te vc alimenta com mais frequência.

O Lado do agora começa a prevalecer qdo vc começa a encarar o processo de emagrecimento como uma tortura, privação e obrigação... "Puxa! tou fazendo isto, isso e aquilo e não tá dando certo! Não tou emagrecendo e [...]" começa a crescer a decepção... Daqui a pouco começa a bater a sensação de injustiça porque todos a sua volta estão comendo e vc não "pode" [...] Daí vem aquela coisa - só um não faz mal e a ela se juntam as vozes dos que estão a sua volta.
A quem você está alimentando nessa situação?


Pessoas, as festas estão aí só lembrando: o que te engorda não é o que vc come entre o Natal e o Ano novo e sim o que vc come entre o ano novo e o Natal!

Beijocas e boa semana!

6 comentários:

C* disse...

eu nao to com pressa

3kg por mes

rss

acho uma boa meta


ando mto depressiva


to sem saco de postar


bjao amore

Micha Descontrolada disse...

amei essa parte do imediatismo, super me identifiquei...dá trabalho no início, mas depois vai no automático e ver os resultados, é um incentivo a mais.

amei a frase do natal e ano novo...vou copiar.


/(,”)\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_…………….

Wing~ disse...

Eu já to fodida da cara com esse blogger! --"

Estou tendo problemas para seguir os blogs, não sei porque. >.<

:(

Obrigada pelo apoio de sempre sua linda. <33333333
Adorei a imagem de natal. *.*

Flavinha disse...

Vamos se animar Maya.....vamos que 2012 ta batendo na porta...e vamos fazer apenas por nos mesmos, porque so tivessemos contente em estar acima do peso, nao estaríamos aqui com nossos blogs....pode contar comigo sempre!!!
vou grudar em vc agora....vc vai ver ..nao vou deixar vc desistir!!!

Sammy Leilane disse...

o ruim é que ando nao pensando muito na hora tipo: aguenta coração, come menos minha filha!!!! mas aí acaba que me faço de louca pra mim mesma, como se nada me convencesse e acabo atacando tudo... mas a luta é tantar controlar isso, vamos ver o que vai dar bjus!!!

Flavinha disse...

Oieee vim aqui de novo pra deixar um abraço...que vc tenha um otimo fim de semana!!

bjsss