segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Efeito Dominó

Meninas(e meninos se houver...), esse é um post que estava engatilhado a algum tempo... a "crise" passou mas... isso ainda me abala!!! Quero a opnião de vcs, tá???
Beijocas

Oi Pessoas!!! 
Ando em dívida com vcs... mas vou tentar explicar o que anda acontecendo (o que não justifica!!!) Mudanças, mudanças, mudanças!!!

O engraçado que com mudanças a vida flui, mas isso não quer dizer que vc é obrigada a gostar delas. Eu mesma entro em pânico a cada reviravolta de 180 graus que o destino me prega.

Mas esse blog é de dieta e de como essas mudanças a influenciam é o que nós vamos falar.

Hoje acordei triste, sem chão. Se eu pudesse, ficaria na cama. Mas como a cama não paga (pelo menos as minhas) contas lá vou eu levantar e fazer parte do bonde Terra. Conversas chatas aqui e ali, tentativas falhas de ser diplomática e a pressão sobe e o dia se arrasta... A poucos minutos da saída, decido encerrar o dia mais cedo e volto a minha mente pra o foco mais imediato: a minha próxima refeição.

Entro no carro pensando "o que eu vou comer?" Nessas horas um pensamento confortador se infiltra na sua mente com a justificativa que eu preciso de uma compensação pelo o que se passou hoje... e toco pra o trash food/restaurante favorito mais próximo. Peço meu prato/lanche predileto E bem calórico que degusto com um prazer e alívio que chegam a ser orgásmicos. 
Nesse ciclo todo eu tenho ciência que tem comida (e mais saudável) em casa, que o meu orçamento não permite esse tipo de luxo no momento e que aquela refeição está completamente fora do meu planejamento alimentar. E, desta vez, não tem ninguém me pressionando pra comer algo fora da dieta. Tenho a plena consciência que VOU me arrepender assim que fizer as contas dos pontos/calorias diárias que terão estourado pelo resto da semana.

Antes eu não tinha tanta lucidez de qdo eu caia em uma espiral descendente, prova disso é meu peso atual. Hoje? Sim... hoje tenho mais consciência. O problema? mesmo sabendo que isso vai me fazer mal, que vou ficar MAIS triste ainda se comer, eu como... E eu SEI qual foi o item do meu dia que deu inicio ao efeito dominó... Que fez eu me sentir em um turbilhão de emoções, fazer a pressão subir durante o dia e culminar em um "surto alimentício". Como tudo não é desastre, na maioria das vezes eu consigo interromper a sequencia de pensamentos antes do "surto". Hoje, infelizmente não foi um desses dias.

Questão é: o que te leva a comer? Eu sei o que me leva: puro desequilíbrio... e até eu conseguir botar o ovo de pé de novo eu giro, caio, balanço e me escoro pra tentar acompanhar um mundo que não para só porque eu preciso me centrar de novo. Tenho me sentindo a deriva a algum tempo... Outra pergunta: quais são as respostas adaptativas que funcionam com vc nesse momento?

Eu tinha que contar essa pra vcs, pois qdo cheguei em casa, liguei a TV e pus meu "lanchinho" no meu colo eu fiquei pensando - qual foi a armadilha que me fez chegar até ali? o "Depois eu compenso!". Belo pensamento pra quem abandonou a atividade física, lanchnhos planejados e rotina metódica pra o emagrecimento assim que levou um pé na bunda. O engraçado é que eu tenho comido mais "pra compensar". Não vou falar mal do meu chá semanal - pelo contrário! Mas eu me pergunto: porque esse tipo de resgate tem sempre que combinar coisas calóricas (e deliciosas) junto? Por que o alento, seja de uma grande decepção, perda de algo/alguém precioso tem que ser em torno de uma mesa, com guloseimas sobre ela?

Sei não... Acho que meus textos tem perdido um pouco do sentido... Acho que eu tenho ido fundo demais na toca do coelho. Talvez seja isso que eu precise mesmo. Ir bem fundo e matar o monstro que vive lá.

Beijocas, pessoas e prometo visitar todas essa semana!

9 comentários:

Candy disse...

Mata logo essa peste minha filha. Conte comigo, porque eu tb preciso da sua ajuda. Bjocass!!

cesar disse...

bela postagem... mas não basta vermos que erramos, temos que nos esforçar para não cometermos os mesmos erros... vai por mim... sei muito bem como vc se sente, e saiba que tem meu total apoio

Mi disse...

Não está confuso, está sincero... Do fundo do coração. Aí fica parecendo meio confuso mesmo.

Olha... Eu também faço isso: me compenso com comida, mesmo sabendo que o efeito disso será só momentâneo e que depois baterá o arrependimento do século.

Mas aos poucos vamos aprendendo, nos remodelando e nos redescobrindo.

Aliás, términos de namoro fazem isso: nos tiram o chão e ficamos meio que sem saber quem somos e o que queremos. E aí reaprendemos e ficamos cada dia melhores para nós mesmas.

Tô aqui para o que precisar, ok?

Beijos!

Sammy Leilane disse...

amei a postagem! sabe que teve vezes que comia por me sentir obrigada a me compensar por alguma coisa? as vezes nem queria, mas achava que tinha que ser assim... que coisa horrivel né? ainda bem que pelo menos a gente estáa caminho de dias melhores... bjus!

Mi disse...

Maya cada um reage as dificuldades e as perdas de forma diferente. Eu tal como você, fico compensando na comida - acho que este é o real motivo pelo qual não consigo emagrecer. Não dá para ser tudo cor-de-rosa sempre, não passar por frustrações, etc então nós temos que reapreender como lidar com as nossas emoções - eu continuo tentando, não desisti.
Bjs

¤Raquel Lara¤ disse...

Sei exatamente como é isso. Essa sensação de preciso de recompensas e depois a sensação de culpa. Também não aprendi a lidar com nenhuma das duas até agora. Boa sorte para nós duas. bjocas

Candy disse...

Hanne,

Achei melhor colocar o cardápio no blog principal, além da AF.
Realmente o cardápio tá repitivo, vou tentar variar.
Tô fazendo VP.

bjoss eótimo fds.
Obs. Faltou vc me mandar seu diário.
Tudo que está no meu cardápio condiz com a realidade. segui direitinho, viu?
Viva EU!!!

Lu Pinheiro disse...

Oi amiga....
adorei o post...
vamos conseguir com certeza...
tenha um ótimo FDS
bjs da Nega

Arianna Lenci disse...

Minha lindona, como vc está hein? Valeu pelo puxão de orelha no outro dia... estou tentando manter o bloguinho sempre em dia agora... rs. E quanto aos seus textos, bem eu posso dizer que estão em sua melhor fase pois estão mega sinceros, vindos de dentro sabe... continue assim, escrevendo exatamente assim que as coisas vão se ajeitar dia após dia, eu tenho certeza! Beijos.