domingo, 14 de junho de 2009

Dia 8 - Promessa feita, promessa paga

Oi Pessoas!!!!!

Gente, fiquei feliz ao ver que pessoas passam por aqui... Vamos ao post então;

No ano passado, no auge do meu desespero no projeto final (afinal de contas meu note tinha ido para o saco no dia da entrega do projeto, com o meu projeto no HD - E não... eu não tinha feito Backup...- sendo que a apresentação para a banca era dali a 2 dias... em outras palavras, minha parte do projeto foi para banca SEM ORIENTAÇÃO FINAL!) Chorei, me desesperei, ressucitei meu computador desktop, meus colegas de grupo me ajudaram e conseguiram resgatar 75% do projeto do note suicida. Para a entrega, faltavam 25, que eu já tinha feito qdo o note foi para o espaço.

Enquanto eu enviava o projeto para impressão E para o repositório da facul eu baixei a cabeça e fiz uma pequena prece e uma promessa... Se eu sobrevivesse e passasse na banca ia fazer o caminho da minha casa à Ermida Dom Bosco À PÉ. Quem é de fora eu explico: é um trajeto de aproximandamente 15 km (13,3 km para ser mais exata)

Indo direto ao ponto: na hora da aprensentação - literalmente - baixou uma auto-confiança seguidos de insights que poderiam me ajudar na apresentação. De tremula e nervosa 10 minutos antes, fiz uma apresentação brilhante, sem dar margem para os avaliadores perguntarem. Das apresentações a minha foi uma das tops - não foi a top porque teve gente sim que se saiu melhor que eu, eles haviam estudado profundamente o projeto, ao contrário de mim... - E eu saí com a maior nota que poderia ser dada (sim foi igual as notas dos craniozinhos).

Desde então, eu comecei a estudar o caminho, observando a melhor forma de conseguir pagar a promessa. O nosso "louvável" governador, devido ao nr. de acidentes na parte mais "perigosa" do caminho, construiu uma ciclovia dando a mim mais um motivo e uma desculpa a menos. No dia 11/06 o dia estava claro, temperatura relativamente agradável, eu tinha tempo e não tinha compromissos. Pensei : É HOJE!
Eu vou colocar as fotos como tumblinails para que a leitura não fique cansativa...o que eu acho improvável mas tudo bem....

Caminhada para dentro de mim...


Comecei tarde... Na verdade comecei a agitar acaminhada as 10 da manhã... Separei as garrafas d'agua, os "lanchinhos" para caso precisasse durante o caminho, livrinhos para as pausas, dindim, passei o protetor solar e fui!

Primeiro Click! (11:30) O início...
Depois de passar na padaria para me abastecer de lanchinhos, toquei em frente. Claro colocando a música na alta para só curtir... afinal uma caminhada começa com o primeiro passo, certo?

Durante a próxima hora eu passei pelo lugar "barra pesada" perto da minha casa. Eu estava sozinha cheia de gadgets caros... escondi o meu polar e não tive coragem de bater foto alguma. só mantive o mp3, em um volume baixo e BEM atenta a minha volta...

2° Click: (12:56// 01:10) Floresta de Eucalíptos.
Foi aí que eu passei para um lugar mais tranquilo (e ao mesmo tempo bem belo) do meu trajeto. Aí eu tive coragem de tirar a máquina de dentro da bolsa e clicar.... Foi nessa hora que eu me toquei que tinha esquecido de algo: UM BLOCO DE NOTAS e UMA CANETA! Pois depois que eu deixei a parte punk da caminhada a minha mente divagou... pensei em dividir com vcs essa caminhada... queria ter anotado as minhas impressões... Uma das poucas coisas que eu me lembro foi que a minha mão inchou HORRORES. Pensei em nunca mais tomar coisas com doses altas de sódio... quem disse? Estou com um guarah aqui do lado....


3° Click:(13:22//01:36) Vale do Paranoá.
Passei da florestas dos eucalíptos, abre a paisagem... Fechei os olhos e lembrei do que me tinha proposto naquela manhã, no dia da banca o quanto eu estava e do alívio de ter passado. Procurei ouvir meu corpo... eu estava me sentido muito bem e achava que aguentaria até o fim...nessa hora eu ouvi a voz do energúmeno na minha cabeça... me colocando limites. A m* com ele, falei em voz alta! Quem são esses seres externos que insistem em nos colocar limites? Que insistem em nos dizer o que somos capazes ou não de fazer?
Eu nunca me pus limites. Sempre me achei capaz de fazer TUDO! No meu tempo e no meu ritmo mas nunca cogitei que não chegaria lá. Depois de 1:40 de caminhada, a primeira pausa para água e planejamento pois já havia passado da hora do almoço e eu tinha que parar para comer.... o que não me animava muito não pois não tinha pensado nesse "pequeno" detalhe. Pensei em caminhar mais um pouco, pois perto da barragem tinha lugares a sombra que eu podia sentar e fazer o meu "pequeno" almoço (biscoitos salgados)

Depois de mais 10 minutos de caminhada pude vislumbrar a BARRAGEM DO PARANOÁ. Enquanto caminhava começava a me questionar se parava ou não... foi qdo eu vi (nem acreditava e nem lembrava, pra falar a verdade...) uma pequena churrascaria, que inclusive é patrimônio histórico! Pensei na hora... lugar perfeito para fazer uma pausa e recarregar as baterias!


4° Click:(13:33//01:48) Churrascaria do Lago: Gente... lugarzinho maravilhoso, aconchegante além do clima propiciar totalmente o meu espírito de aventura... Ambiente pra lá de familiar e apesar de não parecer, é bem limpinho, viu? E o tempero da picanha tava maravilhoso... Fui super bem atendida...

Enquanto esperava, aproveitei para fazer uns clicks do lugar e ler um pouquinho e relaxar deixar a mente divagar ainda mais que estava divagando nessa caminhada...




5° Click: (15:02//2:00) Barragem do paranoá.
De bucho cheio, bora para a parte final da caminhada... Nessa hora eu estava tão ZEN que eu deixei de lado o MP3 e procurei ouvir mais a minha volta. Afinal de contas eu já estava nos limites do parque da Ermida. Eis os clicks do meu maior desafio: A subida da barragem. De carro sempre me deu a impressão de ser uma subida bem ingrime... Ainda bem que era só impressão... Consegui vencer sem grandes problemas... digo grandes pois o corpo começou a dar sinais de cansaço... apesar que em momento algum passou pela minha cabeça desistir.





Passei nessa hora a me liberar mais nos clicks e para minha infelicidade, a camera começou a dar sinais que não iria aguentar a caminhada até o fim....
Vencida essa etapa eu consegui vislumbre que a minha caminhada estava chegando ao fim.... ledo engano... ainda tinha uns 30 minutos de caminhada! De carro parece TÃO perto que vocês não tem idéia...

Aqui eu encerrei a minha caminhada. E mostro como eu fui recepcionada... Claro que eu sentei e descansei curtindo uma água de côco bem gelada... Cogitei se iria voltar a pé... Mas tinha levado 3 horas para chegar - iria levar no mínimo umas 3 para voltar e já eram 4 da tarde.



Não me demorei muito por lá pois eu pensava como ia voltar e tals... qdo eu estou subido para a pista principal meu pai me liga dizendo que a minha mãe estava louquinha atrás de mim... rsrsrs... tá certo que eu pensava em curtir uma volta bem tranquila lendo meu livrinho num busão. Quem disse? Minha mãe disse que ficou hiperpreocupada pois eu saí "sem avisar". Hunf! 31 anos na cara, e ainda tenho mamys correndo atrás de mim como se fosse uma adolescente! AAAAFFE!

Resultado da caminhada? 15 km percorridos; 1520 kcal perdidas em 3:05h; EEEEE uma lesão por overtraining!!!! (sim... eu me machuquei. Nem podia imaginar que isso poderia acontecer com uma simples "caminhada")

Falei falei e não disse nada, né? Enquanto eu caminhava eu não pensava muito que eu queria chegar ao final dela. Não era uma coisa que eu queria MUITO. Mas fiz porque tinha me proposto a fazer. Ponto. Por que o meu emagrecimento não poderia ser da mesma forma? Algo natural, algo tranquilo?
Agora escrevendo essas linhas lembro de um epsódio parecido, que inventei de ir da minha casa ao lago norte de bike com o energúmeno. No fim eu me sentia extenuada, como nessa caminhada, mas em momento algum (na caminhada) pensei em ligar para os meus pais. Faltado acho que uns 8 ou 9 km de chegar em casa o energúmeno já tinha me enchido de tal modo que eu o mandei voltar para casa sozinho de bike, para pegar o carro e vir me buscar. Mais porque ele estava me torrando a paciência por eu estar andando devagar do que eu me sentia cansada. Tanto que ele me pegou 3 kms adiante do ponto que ele me deixou. Então assim... na caminhada não tinha nem um imbecil dizendo que eu não podia. Não é assim no meu dia a dia. Todos tentam me segurar para trás inclusive aqueles que "acham que estão ajudando".
Isso me irrita deveras... Beijo a todas e bora que tá na hora da compressa...

Depois, visitas!!!!!

12 comentários:

Pri Machado disse...

Rsss bacana,, temos que fazer as promessas que podemos cumprir né :) que bom que conseguiu.
E parabéns pela nota !!!

bjao pra ti

disse...

Olá, Maya!
Estou começando agora meu blog sobre emagrecimento e estou buscando aliadas nessa batalha! Dá uma passadinha lá no meu blog...
http://aindaseco.blogspot.com/
Adoraria contar com a sua ajuda!!!
Bjinhus

Entre amigas - Clube da Luluzinha!!! disse...

Oi, linda..
Adorei o seu blog, estou te seguindo...

Bjs
E vamos que vamos....
=)
Nathi

§ leilinha § disse...

. amiga querida, que aventura hein!!! agora é tentar manter uma tividade física regular, não com exagero, mas suficiente para engrenar no emagrecimento, risos.
. obrigada pela visitinha ao meu cantinho e perdoe o meu atraso em retribuir o carinho, mas realmente continuo com muito trabalho e com muita cobrança, sempre que posso visito todas diariamente, tenho ficado chateada por não estar conseguindo.
. continue contando comigo, eu sempre respondo, ainda que demore um ou dois dias.
. beijinhos mil.
. fique com DEUS.

Mya Schroeder disse...

Passei rapidinho só pra responder o seu coment...depois eu volto pra ver e ler o seu bloguinho que aliás é mto lindo e aconchegante!
O problema é que sou bipolar, e é assim mesmo, as outras meninas que me conhecem até ja sabem que tem fases 'boas' e fases 'ruins'...Estou numa fase ruim mas vai passar...eu sei que vai!
Volto mais tarde pra ler seu post.

Bjs
Obrigada pelo carinho

MYa

Candy disse...

Pôxa Maya, a sensação de dever cumprido é maravilhosa, né? Melhora ainda quando desafiamos nosso limites e conseguimos superá-los.

Que bom quando a gente tem a certeza de que PODE, mesmo com tantos nos dizendo o contrário.

Parabéns de verdade!

Sibele disse...

Oi,Flor!Hum agora entendi a história da promessa, esses dias tu me falou no msn acho que foi no dia que tu cumpriu-a,mas tinha ficado sem entender nada.Af eu não sou dada a promessas,mas aff no teu lugar com certeza eu teria feito uma promessa dessas tbm.
Amiga cotnar com os outros pra nos ajudar é complicado é preciso andar com as nossas próprias pernas e já era.Uhull!!eu tô assim as pessoas até tentam ajudar, mas é complicado.
Cuide-se!
Beijosss

Micha Descontrolada disse...

q bom q pagou a promessa e por um lugar lindo.
cada paisagem de tirar o folego. pena pela lesão..espero q fique boa logo.

Um ótimo fim de semana para você!!!!

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

Anônimo disse...

sabe que é bem comum fazer uma boa apresentação depois de se sentir como se sentiu?

é um tipo de "sinapse" acho, não lembro o termo.

beijos e parabéns!

disse...

Eita que bpm que conseguiu cumprir a promessa, e achei muito legal a forma como descreveu a experiencia. Mãe é assim mesmo rsrsr. Espero que já esteja melhor. Bj

Sibele disse...

Oi,Maya!Passando por aki pra lhe desejar um ótimo fim de semana!
Beijosss

§ leilinha § disse...

. oi amiga, não sei se vc soube, estou contando aqui porque se fosse comigo gostaria que alguém contasse minha história para o maior número de pessoas, dia 17 agora faleceu uma moça da blogosfera light (http://www.grabusca.blogspot.com/), eu não a conhecia, fiquei sabendo do ocorrido pelos blogs de amigas em comum, mas fiquei chateada e depois de ler o blog dela, as últimas postagens, fiquei com uma angústia imensa, poderia ter sido comigo ou qualquer outra de nós, quando li em um post dela que naquele dia “sentiu vontade devorar uma caixa de bis inteira” a primeira coisa que pensei foi “tomara que tenha devorado”, que ao menos esse, um de seus últimos desejos, tenha se realizado, nossa, realmente fiquei abalada.
. quanto ao infarto, ela disse tb nos últimos posts que a fábrica (corpo dela) iria a falência e ela aboliu dentre várias coisas remédios para emagrecer, laxantes e má alimentação, tudo isso aliado à pneumonia deve ter causado o resultado final, infelizmente.
. no blog da Luka está postado o seguinte: “procurei me informar o q aconteceu c ela, através do orkut dela, e a amiga dela me disse o seguinte: ela estava tratando de sua pneumonia, já estava melhor, mas ainda não totalmente curada... ela estava bem, trabalhando e feliz da vida.Na quarta feira ela jantou, e foi fazer academia ( um parelho para fazer ginástica em ksa), simplesmente ela passou mal, gritou o Rubens, e caiu...mas ela chegou parada no hospital.Foi pedido exames de tudo, para saber se ela tomou alguém medicamento, ou algo causou isso...Estão ainda todos em choque... foi rápido, e dolorido para todos que a amavam, e olha que não são poucas pessoas...pois ela é única!
. perdoe minha demora em retornar aqui, mas o trabalho está intenso.
. apesar da correria, continuo por aqui para o que precisar.
. beijinhos mil.
. fique com DEUS.