Olá pessoas! Bora um post pra botar a cacholinha pra pensar?
Recentemente li uma reportagem da galileu. "O que te motiva?"
(Ed. 239, Junho de 2011 - trecho aberto aqui) Ela foi mais uma dessas que a gente acha que vai achar o "
milagre". Nada ali foi escrito além do que eu ja sabia - os tipos de motivação, que o modelo de motivação do século passado prêmio/punição não funciona mais e blé, blé, blé...
(vale a leitura de qq forma...)
O que me fez pensar: O que me motiva pra emagrecer? Pois pensando em pormenores para emagrecer precisamos fazer AF e consumir menos calorias...
Vamos repassar a logística pra isso?
Tenho que encontrar pelo menos 2 horas/dia pra um ciclo de AF completo — considerando deslocamento, a atividade em si; isso se eu fizer só 1 hora; e a rotina necessária pós-atividade (banho, troca de roupa...). Além de manter uma certa assiduidade/frequencia para ter algum resultado. Tenho que encontrar pelo menos 3 ou 4 minutos pós cada refeição/lanche pra manter um diário alimentar — caso eu decida pelo sistema de contagem OU tempo pra planejar e preparar um cardápio caso eu decida pelo planejamento alimentar. O Planejamento demanda mais tempo no ciclo de preparação. A contagem exige tempo pós refeições, sem falar que no fim do dia terei que bater os resultados para ver se estourei ou não o meu limite diário. Isso dá... umas 4 ou 5 horas/semana? (Independente do plano alimentar que eu escolher).
Canseira só de ler, né? sendo que pra quebrar dieta é daqui pra ali como foi comentado na
super do mês passado que eu mencionei no post passado pois está intimamente ligado com a questão de motivação do porque resistir a algo agora por algo melhor mais pra frente.
Vivemos numa época onde o
imediatismo impera - quero emagrecer pra ontem, mas também não quero abrir mão da comemoração/confraternização/deliciosa refeição de agora. Nesse ponto, pra que lado correr?
A sensação de ser dividida em 2 e começar uma batalha na sua cabeça
(mesmo que ela dure nanosegundos, ela ocorre.) O que vai ter dar mais prazer? um corpo magro daqui a algum
muito tempo ou aquela tentação sendo engolida e digerida em minutos
segundos? O que está mais fresco na sua mente? Um elogio de qto vc emagreceu//critica por ter engordado ou a lembrança do sabor/sensação que a tentação na sua frente dá?
A partir daí o trabalho psicológico é importante pois são nessas
batalhas que se faz a diferença. Se você não faz essa "preparação" normalmente o time do
AGORA ganha. Não vamos tratar somente de visualização. Trabalhar também com emoção e sensação são importantes pra fortalecer o lado desejado.
É aquela velha história dos lobos. Lobo bom, Lobo Mau... quem é o mais forte? aquele te vc alimenta com mais frequência.
O Lado do agora começa a prevalecer qdo vc começa a encarar o processo de emagrecimento como uma tortura, privação e obrigação... "Puxa! tou fazendo
isto,
isso e
aquilo e não tá dando certo! Não tou emagrecendo e [...]" começa a crescer a decepção... Daqui a pouco começa a bater a sensação de injustiça porque todos a sua volta estão comendo e vc não "pode" [...] Daí vem aquela coisa - só um não faz mal e a ela se juntam as vozes dos que estão a sua volta.
A quem você está alimentando nessa situação?
Pessoas, as festas estão aí só lembrando: o que te engorda não é o que vc come entre o Natal e o Ano novo e sim o que vc come entre o ano novo e o Natal!
Beijocas e boa semana!